Dispensa de tentativa de conciliação: A lei n.º 32023 de 16 de janeiro, vem dispor a dispensa de tentativa de conciliação nos processos de divórcio sem consentimento de um dos cônjuges nos casos de condenação por crime de violência doméstica, alterando o Código Civil e o Código de Processo Civil. Apesar desta prática já ter lugar no entendimento de alguns juízes, está finalmente legislado o direto do cônjugue que é comprovadamente vítima de violência doméstica de ser dispensado de uma tentativa de conciliação que, enquanto conceito, prolongava o sofrimento da parte agredida num profundo desrespeito pela sua condição. Mais um passo no sentido da protecção das vítimas pelo ordenamento jurídico português.
Saiba maisO visto de procura de trabalho habilita o seu titular a entrar e permanecer em território nacional com finalidade de procura de trabalho, autoriza-o a exercer atividade laboral dependente, até ao termo da duração do visto ou até à concessão da autorização de residência. Este visto é concedido para um período de 120 dias, podendo ser prorrogável por mais 60 dias e permite apenas uma entrada em Portugal.
Saiba maisAo abrigo do Regime Geral de Prevenção da Corrupção, a DGAJ disponibiliza um canal específico para a denúncia de atos de corrupção.
Saiba mais"É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 21 de fevereiro de 2023".
Saiba maisO Governo acaba de anunciar o programa "Mais habitação" com forte impacto na regulação do arrendamento e subsequentemente no direito de propriedade. De forma preventiva, se é proprietário de um imóvel que esteja desocupado há mais de um ano, se tem um contrato a vencer e necessidade de efectuar um novo, consulte um advogado para perceber em que medida é que a nova legislação o afecta.
Saiba mais